EM CASA

Cultura e Qualidade de Vida

BLOG EM CASA

27 ago 2015

10 CORES E SEUS SIGNIFICADOS NA HORA DE DECORAR

por Brasal Incorporações

O uso de cores vibrantes na decoração pode dar um toque diferente ao ambiente, mas é importante ter cuidado para não exagerar no tom.

Quando o assunto é decoração, uma das tarefas mais difíceis é decidir, entre milhões de cores, os tons com os quais queremos pintar e decorar a nossa casa. É preciso considerar gostos pessoais, o tipo de ambiente que desejamos criar e até refletir sobre o significado de cada cor.

Tons mais fortes e vivos em paredes e objetos dão um charme especial, além de ser uma boa oportunidade para sair do convencional, mas muitas pessoas têm receio em usar e ousar na decoração de qualquer ambiente de sua casa.

Uma dica da arquiteta e designer de interiores, Elaine Verçosa, é investir nos tons pastéis e neutros, extremamente importantes para o sucesso de uma decoração. Com a base neutra, fica mais fácil inserir pequenas pitadas de cor.

O Feng Shui é uma técnica chinesa que busca analisar o fluxo de energia dos ambientes de um imóvel para deixar o lugar com a energia saudável e benéfica aos moradores. Veja a lista* de cores e o que elas representam, de acordo com o Feng Shui.

AMARELO – Estimula o intelecto e ajuda nos estudos. Deve ser usado em ambientes escuros em conjunto com boa iluminação. Incentiva a comunicação, o mental e abre o apetite. Tons claros são considerados neutros. Tons fortes requerem cuidados, pois podem provocar estímulo exagerado na mente e da comunicação, gerando atrito, fofoca e confusão mental.

DECOR AMARELO 05  DECOR AMARELO 04

AZUL – Tem efeito calmante e tranquilizante para as pessoas. Em excesso, o azul é perigoso, pois provocará sono, tristeza e angústia em algumas pessoas.

DECOR AZUL 03  DECOR AZUL 01

VERDE – É uma cor indicada para saúde e bem-estar das pessoas. Os tons claros deixam o ambiente refrescante e acalmam o sistema nervoso de pessoas agitadas. Deve-se usar em banheiros para elevar a energia desse local. O uso em excesso do tom escuro passa sensação de opressão.

DECOR VERDE 02  nada se perde tudo se recria

LARANJA – Está ligado à coragem, ao intelecto e ao mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Ideal para áreas em que se deseja estimular o diálogo, como salas de visita, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas em demasia, brigas e conflitos. Não usar em quartos de dormir, pois prejudica o sono, nem em casas em que as pessoas estão fazendo regime.

Picture 15992   DECOR LARANJA 01

VERMELHO – Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é um tom excitante e estimulante, provocando atritos, agitação mental, excesso de nervosismo e preocupações. A cor do sangue pode aumentar a frequência cardíaca, respiratória e a pressão arterial. Pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. No quarto de casal, quando usado com bom senso, ativa a sexualidade, o amor e a paixão. Na sala de jantar, copa e cozinha, ativa o apetite e a fala.

DECOR VERMELHO 02  DECOR VERMELHO 01

LILÁS/VIOLETA – Cor que traz paz de espírito, tranquilidade e sossego. Os tons azulados estimulam a espiritualidade e a meditação. Já os rosados incentivam o romance e os amores. O violeta tem efeito purificador e transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

LILAS 03  LILAS 05

ROXO – Um tom que oscila entre o exótico, o erotismo e o símbolo de poder. Pode ser usado em detalhes sem grandes problemas, mas deve-se ter cuidado quando aplicado na pintura de paredes de ambientes, pois pode chocar e até ficar vulgar.

DECOR ROXO 01  DECOR ROXO 03

ROSA – Seja em tons claros ou escuros, a cor rosa é o tom do amor, ternura e romance. É muito utilizado em quarto de casal, meninas e adolescentes. Vai bem em qualquer ambiente da casa, pois existem muitas variáveis e combinações.

DECOR ROSA 02  S‹o Paulo - 17/09/2010 Sesso & Dalanezi Sesso & Dalanezi -  Ap. R. Cubat‹o x JosŽ Ant™nio Coelho ©Bruno Cocozza

BRANCO – Mesmo sendo uma cor muito usada, é considerado um tom neutro e frio. Pode ser aplicado em qualquer ambiente, mas requer combinação com outras cores, pois em demasia representa infinito, frieza, vazio e hostilidade. Uma sugestão é quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

DECOR BRANCO 01  DECOR BRANCO ESSE

PRETO – Este tom requer cuidado na aplicação em excesso nos ambientes. Quando o preto domina, temos a sensação de escuridão, angústia, tristeza e depressão. É uma cor chique, mas deve ser usada com ponderação e combinada com outras cores.

DECOR PRETO 02  DECOR PRETO 03

 

Dicas de que você vai precisar:

1 Os acessórios nunca devem competir. Não precisam seguir a mesma cor do ambiente.

2 Geralmente as cores fortes diminuem os ambientes. Sendo assim, pode-se usar poucos móveis, deixando o ambiente limpo e aconchegante.

3 Devemos sempre tomar cuidado para não deixar o ambiente sobrecarregado de acessórios e mobiliários pesados.

 

 

*Portal Terra

Fonte: Revista Em Casa (texto por Karla Oliveira)

Imagens: Google

Comentários

0

Compartilhar

Sobre Brasal Incorporações

Administrador do site

Comente

Campos obrigatórios*

Posts Relacionados