EM CASA

Cultura e Qualidade de Vida

BLOG EM CASA

10 out 2014

O melhor de Goiânia

por Brasal Incorporações

Turismo

Quem não conhece Goiânia não imagina que é uma cidade cheia de atrações, lugares a ir e coisas a conhecer. Por estar localizada no centro do país, próxima a Brasília, Goiânia é rota para quem viaja a negócios, a turismo ou a lazer. Para uma cidade tão completa, é difícil construir o melhor roteiro turístico. A idéia de juntar o espaço urbano ao meio ambiente gera a curiosidade de quem não vive em Goiânia. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia, entre as cidades com mais de um milhão de habitantes, é a que apresenta maior incidência de arborização no entorno dos domicílios (89,5%). Segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente, são 1,5 milhão de metros quadrados de áreas verdes, totalizando um índice de 94m2 por habitante. Ao todo, são 32 parques e bosques espalhados por todas as regiões da capital goiana. Todos são muito bem preservados, bem cuidados e contam com muitas atrações, cada um com uma característica única, mas vale a pena conhecer pelo menos um pouco de cada um deles.

O Parque Lago das Rosas, o mais antigo da capital, está localizado em uma região considerada central da cidade, construído ainda na década de 1940. Na época, era um clube popular em que os visitantes tomavam banho no lago, pulavam do famoso trampolim e as famílias realizavam piqueniques. Com a expansão urbana de Goiânia e a ocupação do entorno do lago, vários condomínios ver- ticais de alto padrão foram construídos na região e hoje o parque é composto de pista de caminhada e estação de ginástica. Dentro do parque está o Zoológico de Goiânia, com cerca de 600 animais. Um dos principais atrativos é o recinto de imersão. Nele, o visitante tem acesso monitorado a diversas espécies sem barreira física.

Turismo

O Bosque dos Buritis é o mais famoso da cidade. Localizado no centro da cidade, o espaço tem 124 mil metros quadrados de vegetação, com diversas espécies de aves, micos e lagoas artificiais. Outras atrações no local são o Monumento à Paz Mundial, desenhado pelo artista plástico Siron Franco, e o Museu de Arte de Goiânia.

Vale destacar ainda o Parque Areião, que tem lago, pista de cooper, estações para ginástica, campo de futebol e par- que infantil. Outro parque muito procura- do é o Vaca Brava, localizado em meio a prédios e ao visual urbano, com uma área de quase 80 mil metros quadrados. Nele está instalado o Goiânia Shopping, um dos maiores de Goiás.

 

Confira outras dicas.

No domingo ocorre a tradicional Feira Hippie, instalada na antiga estação fer- roviária, com vista para a maria-fumaça. No local, há objetos artesanais, calçados, comidas típicas e produtos importados es- palhados pelas barraquinhas. Aos sábados, na Praça Tamandaré, ocorre a Feira da Lua, onde se encontram roupas, produtos místicos, artesanatos, doces, tortas, pra- tos típicos e salgados. Além disso, a cidade tem grandes shopping centers para todos os gostos, como o Flamboyant, o Goiânia Shopping e o Shopping Bougainville.

Se o interesse é pela cultura, o Centro Cultural Oscar Niemeyer também é parada certa. Construído em 2006, o espaço abriga a Esplanada Juscelino Kubitschek, o Mu- seu de Arte Contemporânea, o prédio da biblioteca e o Monumento aos Direitos Hu- manos. O Palácio da Música Belkiss Spen- zieri é uma boa pedida para quem gosta de apresentações artísticas, com destaque para a Orquestra Filarmônica de Goiás, que realiza vários concertos ao longo do ano nesse local.

Turismo

A 30 minutos de Goiânia está a Fazenda Santa Branca, localizada em Terezópolis de Goiás, onde são oferecidas atividades de ecoturismo, entre elas a pesca, passeio a cavalo, de caiaque, de bicicleta, banhos de cachoeira e trilhas na mata. São duas as opções: passar apenas o dia (com alternati- vas de ingressos simples, piquenique, pas- saporte verde e pacotes) ou se hospedar na pousada que fica dentro do complexo de turismo da Santa Branca (com área exclu- siva para hóspedes, com piscina aquecida, amplo jardim, restaurante-bar, trilha com monitor, Wi-Fi zone e roda de fogueira).

Na capital de Goiás, o acervo arquitetônico e urbanístico art déco é considerado o mais significativo conjunto do país e foi tomba- do pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 2003. No centro da cidade, há prédios e monumentos com esse estilo arquitetônico, que vale a pena conhecer e registrar em fotos.

Comentários

0

Compartilhar

Sobre Brasal Incorporações

Administrador do site

Comente

Campos obrigatórios*

Posts Relacionados