EM CASA

Cultura e Qualidade de Vida

BLOG EM CASA

10 out 2014

Sofisticação e regionalismo: combinação de destaque

por Brasal Incorporações

Gastronomia

Goiânia é conhecida por sua noite agitada. Os bares e restaurantes da cidade destacam-se e oferecem desde a tradicional cozinha Goiana até as badaladas cozinhas internacionais. O Setor Marista, bairro nobre da região sul, é conhecido como o Quadrilátero Gastronômico de Goiânia devido ao excelente trânsito de pessoas e pela grande concentração de bares, restaurantes e outras opções de lazer.

Há pouco mais de 20 anos, quem transitava por lá mal poderia imaginar que o local se tornaria o que é hoje. À época, existiam apenas imóveis residenciais. Atualmente, cerca de 20 estabelecimentos em apenas 5 quarteirões fazem do local a referência na capital goiana quando o assunto é gastronomia e vida noturna.

É uma excelente pedida, principalmente para quem é de fora, porque não precisa se aventurar à procura de um restaurante no meio da cidade. Basta pedir ao taxista para deixar você na Rua 146, Setor Marista, e lá você caminha pelo “quadrilátero”, procurando o local que mais lhe agrada.

O restaurante Piquiras é um dos mais tradicionais da cidade. Foi o primeiro a se instalar na rua 146, em 1993. Na época, até para conseguir o alvará de funcionamento da Prefeitura foi difícil, em uma área em que não havia comércio. O proprietário do estabelecimento, Marcelo Batista, recorda com nostalgia aqueles tempos: “Hoje, o ambiente mudou muito, ficamos 10 anos como o único restaurante da região”.

Seu ambiente oferece requinte aos clientes, com um design moderno. O cardápio contempla pratos da culinária internacional e também elementos regionais característicos. Uma das delícias mais famosas, o risoto do cerrado, é um prato que leva arroz com pequi, guariroba, linguiça frita, frango grelhado e pimenta-bode. O famoso peixe na telha com molho de tomate também é destaque junta- mente com o creme de mandioquinha trufada com camarão. Para beber, o indicado é escolher algum dos mais de 400 rótulos da carta de vinhos do estabelecimento. O cho- pe vendido pelo Piquiras também tem uma boa aceitação, com a comercialização de 8 mil litros por mês.

Para atestar a qualidade do local, o cliente pode conferir nas paredes as premiações recebidas anualmente de Melhor Restaurante de Goiânia.

Não é raro estar no Piquiras e, entre uma garfada e outra, encontrar alguma celebridade. Artistas costumam frequentar o local, entre eles os cantores sertanejos Leonardo, Zezé Di Camargo, Gusttavo Lima e Jorge e Mateus.

Na mesma rua, há um dos restaurantes da rede Café de La Musique, que também tem unidades nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis. Com decoração constantemente atualizada por renomados estilistas e arquitetos, o estabelecimento chegou a Goiânia com o objetivo de se tornar referência de entretenimento e gastronomia locais.

O cardápio foi elaborado pelo chef Francesco Bruno e é baseado na gastronomia internacional com tendências italianas e francesas para as bases e com toques e usos de ingredientes orientais e brasileiros. Destaque para pratos como penne al baccalà, que tem entre os ingredientes a massa penne, molho de tomate italiano San Marzano, bacalhau e alcaparras; e o fettuccine Capri, uma boa pedida para quem gosta de camarão. Além do crustáceo rosa G, o prato leva molho branco e folhas de rúcula.

Gastronomia

Ainda na Rua 146, o conceito de sofisticação permanece quando o visitante depara com o Ad’oro Restaurante. O ambiente é fechado, todo climatizado, mais adequado para quem quer conversar e observar o movimento da rua de longe. O restaurante se autointitula “o verdadeiro sabor da Itália em Goiânia”, oferecendo massas e risotos, respeitando a tradição do país europeu. A cerca de 15 minutos de carro da Rua 146, está localizado o Unique Bar e Restaurante. Além de saborear pratos como riso- to de pernil de cordeiro, é possível desfrutar da vista do Parque Flamboyant, um dos principais da cidade. O cardápio é assinado pelo chef Mickael Sintès, francês radicado em Goiânia desde 1997. O Kabanas Restaurante investe no crescente conceito na cidade de misturar sofisticação com bela vista e paisagem. Localizado em frente ao Parque Vaca Brava, um dos cartões-postais mais belos da cidade, o local tem a choperia ,considerada o lugar ideal para curtir um happy hour, e o restaurante climatizado, eleito por três anos consecutivos “A Melhor Cozinha da Cidade”. Possui um menu completo de entradas, pratos principais e sobremesas com a assinatura do chef cearense Geraldo de Souza.

Comentários

0

Compartilhar

Sobre Brasal Incorporações

Administrador do site

Comente

Campos obrigatórios*

Posts Relacionados