EM CASA

Cultura e Qualidade de Vida

BLOG EM CASA

13 out 2014

Um novo estilo de vida

por Brasal Incorporações

CidadesEm meio ao cerrado, o Noroeste é o primeiro bairro verde do Brasil. Inaugura- do recentemente, o mais novo setor habitacional de Brasília já tem cerca de 5 mil moradores e a primeira das duas etapas de construção praticamente concluída. O Manual Verde, feito para o Plano de Gestão

Ambiental de Implantação do local, garante a preservação do meio ambiente. O bairro pretende ser um laboratório a céu aberto, que coloca em prática técnicas sustentáveis – todos os apartamentos contam com energia solar, reaproveitamento de água das chuvas e coleta seletiva do lixo.

A empresária Ludmila Guerra, 25 anos, mudou-se para o Noroeste há quatro meses, atraída por um estilo diferente de vida. “Estou muito próxima da natureza aqui. Meu apartamento fica ao lado do parque.

Tudo é novo e muito promissor. É claro que ainda tem muitas obras, assim como todo lugar que está sendo construído, mas isso é só uma questão de tempo”, ressalta. A idéia do ecologicamente correto chamou a atenção da empresária. “Tenho de separar o lixo todos os dias, orgânico e inorgânico, para a coleta seletiva. Há avisos explicativos sobre o lixo em vários lugares – nos elevadores e na cozinha. Quando me mu- dei, entregaram-me uma cartilha explicando como as coisas funcionavam por aqui e achei muito interessante”, conta.

No apartamento de Ludmila não tem chuveiro elétrico. “A energia aqui vem do sol”, brinca. Porém, ela afirma que não tem diferença do que ela já estava acostumada. “A temperatura da água, tanto do chuveiro quanto da torneira, é quente, por causa do aquecedor solar. A única mudança é a economia de energia, e o mais importante: a ajuda ao meio ambiente”, destaca.

O Noroeste é a última área passível de ocupação prevista no projeto de Brasília feito pelo arquiteto Lucio Costa. O setor vai contar com um total de 15 mil unidades residenciais, divididas por 220 prédios, e abrigar cerca de 40 mil pessoas, a fim de experimentar novas práticas no dia a dia. De acordo com o gerente de projetos da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Albatênio Granja, a sustentabilidade é o grande diferencial do lugar. “Os interessados em morar no Noroeste precisarão seguir algumas ‘regras sustentáveis’, que foram estabelecidas para o bom funciona- mento do bairro, assim como as construtoras es- tão sendo orientadas, desde o princípio, a usar o Manual Verde para a construção”, comenta.

Cidades

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Júlio Cesar Peres, as entidades representativas do setor imobiliário firmaram um acordo com a Terracap para concluir as obras da primeira etapa do Noroeste em breve. O presi-dente do Sinduscon-DF afirma que o Parque Bur- le Marx será finalizado até dezembro. “O termo de compromisso foi assinado pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e pelo Sinduscon-DF. O acordo inclui pavimentação, reservatório de água potável, iluminação pública, drenagem de águas pluviais e urbanização”, cita. A expectativa para a conclusão do novo bairro é grande. “Estamos satisfeitos em ver o lugar recebendo os primeiros moradores. A hora é de muito trabalho para transformar o sonho em realidade e fazer com que o Noroeste sirva de modelo para outros bairros em todo o país”, completa.

Comentários

0

Compartilhar

Sobre Brasal Incorporações

Administrador do site

Comente

Campos obrigatórios*

Posts Relacionados