Construímos para viver. Vivemos para construir

dica viagem

Nova Zelândia: da rota do vinho a Ícone da Art-decó

Por em 30 de junho de 2017

new-zealand-2500x1665

Notável por seu isolamento geográfico, a Nova Zelândia está a sudoeste da Austrália, possui uma área de 268.680km² e recebe cerca de 3,5milhões de turistas por ano. É um país cheio de aventuras, propõe ao turista caminhar próximo a vulcões ativos ou nas remotas selvas virgens, de géisers e fontes termais de barro ou de bosques kauri, além de possuir as árvores mais velhas da terra. Abraçado pelo mar da Tasmânia, é comum nadar com golfinhos, avistar baleias, pingüins e focas em volta de embarcações e ter acesso a fiordos escondidos.

Embora tenha uma produção de vinho não muito expressiva, recentemente a Nova Zelândia entrou para a rota de vinhos, o grande destaque foi devido a qualidade de seus vinhos em curto espaço de tempo.  As principais plantações de uvas nas vinícolas são Sauvignon Blanc e Chardonnay, alguns exemplos são Kumeu River, Isabel Estate e o Elston, de Te Mata. No caso dos vinhos tintos, os ró  tulos são mundialmente conhecidos por serem muito finos e saborosos.

Nada melhor que saborear um bom vinho apreciando art-decó, isso acontece na cidade de Napier, localizada na ilha norte da Nova Zelândia. No ano de 1930, o fundo da Lagoa Ahuriri elevou 2,7 metros acima do nível do mar formando uma terra plana, como consequência, um terremoto de 7.8 graus na escala Richter, balançou a cidade de Napier e a sua vizinha Hastings por três minutos consecutivos levando as cidades a total destruição.

Quando Napier foi reconstruída, a arquitetura da época inspirava mais na art-decó, não há nenhuma outra local no mundo com tantas construções inspiradas nesse estilo artístico, com isso, Napier é considerada Ícone, a capital da art-decó no mundo.

Art déco é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Os volumes arquitetônicos são também marcados pelo escalonamento, pela transposição da ideia do zigurate, aproximação de formas aerodinâmicas.

Abaixo algumas imagens de Napier

438-tl65057-tennyson-street-napier-napier-city-hawkes-bay-new-zealand

 

160516114959-napier-daily-telegraph-2-super-169

 

national-tobacco-opt

 

 

 

 

 

 

dome-with-art-deco-car

 

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO