Construímos para viver. Vivemos para construir

Decoração dica

Sabe usar a porta certa no ambiente certo?

Por em 3 de novembro de 2017

Com o passar dos anos, as portas vêm agregando valores aos ambientes tendo bem mais que sua função inicial, que era de segurança. Hoje as portas são componentes da concepção do ambiente, faz parte da decoração e composição harmônica do espaço, além de trazer privacidade ao ambiente, podem ser de madeira maciça, madeira folheada, plástico do tipo PVC, alumínio e aço.

Para a escolha da porta certa, é necessário avaliar onde ela vai ser colocada, quais são as medidas e deve-se levar em consideração ambientes internos e externos. Portas em ambientes externos tem que ser mais resistentes a chuva e sol, devido ao desgaste ser maior do que as portas dos ambientes internos. Essas portas de ambientes internos, leva-se em consideração critérios como divisão de ambientes, conforto termo acústico, luminosidade e privacidade, sempre dando preferência à qualidade.

portas-pivotantes-01

Portas Pivotantes:

Na folha da porta são instalados pivôs, um na parte de cima e outro na parte de baixo do portal, o que faz a folha girar em torno de um eixo vertical, garantindo leveza e flexibilidade a porta. O sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada, evita danificar os móveis, e adquire a grande vantagem da economia de espaço. Essas portas são indicadas para ambientes internos como quartos, salas, ou até mesmo para ambientes externos, como porta de entrada, etc.

madeireira-em-itabaiana-se-06

Porta de Abrir:

É o modelo mais utilizado pelo mercado, requer batente e dobradiça para sua estrutura, requer um espaço para o seu movimento de abrir, pois a folha é projetada para dentro do cômodo.  São duráveis e quase não emitem ruídos. Atendem a diversos tipos de ambientes, podendo ser instaladas em quartos, banheiros ou salas de televisão.

sanfonada-5

Porta sanfonada:

Seu movimento de abertura é feito por trilhos, tornando ideal para ambientes compactos. A folha da porta recolhe até a outra extremidade do vão, permitindo que ela se dobre sem tomar espaço nem do lado de dentro e nem do lado de fora. São recomendáveis para áreas como cozinhas, lavabos, áreas de serviço e dispensas.

5a66280adefe13a2728a8670852c9ab4-casa-clean-porto

Portas de correr:

Economizam espaço e trazendo um ar sofisticado e moderno ao ambiente, as portas de correr também operam no sistema de trilho e podem ter mais de uma folha. Possuem deslizamento suave e silencioso, permitem a entrada da luz e são adequadas para locais de livre passagem como varandas, salas, copas etc.

7

Porta articulada ou porta camarão:

Muito utilizada para subdividir ambientes integrados, a porta articulada ou porta camarão é uma ótima opção para espaços limitados. Sua abertura é feita lateralmente e trilhos superiores, fazendo com que uma folha se recolha sobre a outra. São indicadas para separar sala de jantar da sala de estar, ou cozinha de lavabo, como exemplo.

porta_bimbon32

Porta invisível:

Lançamento e tendência de mercado, as portas invisíveis alinha tecnologia, modernidade e funcionalidade. As estruturas da porta fica embutida na alvenaria ou no drywall, com isso, a folha da porta fica “escondida” dentro da parede quando é aberta, favorecendo a estrutura minimalista do ambiente e aproveitando o máximo de espaço do ambiente.

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO