História da Brasal

hist_brasal

A história da Brasal está diretamente ligada a um marco da história brasileira: a construção de Brasília. Tudo começou em 1956, ano em que o Presidente Juscelino Kubitscheck, visando um projeto de interiorização da capital brasileira, inicia a construção da nova capital. Assim, Brasília é erguida no meio do cerrado, pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.

Um grande número de pessoas de diversas partes do país e do exterior foi reunido para participar deste ambicioso projeto, capaz de transferir a capital do Rio de Janeiro para o coração do país em menos de quatro anos. Dentre estes, o jovem engenheiro Osório Adriano Filho, nascido em Uberaba (MG) e formado nos Estados Unidos, que decidiu fazer parte dessa história e adotar o Planalto Central como lugar para empreender e estabelecer raízes.

Osório Adriano Filho compra, então, uma pequena empresa de serviços autorizados Volkswagen, dando início, em 17 de Agosto de 1963, à Brasal.  Mais de cinco décadas depois, a Brasal se tornou um dos maiores grupos empresariais da região.